quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Beleza negra (O quê que a mulata tem?!)



Leila Lopes

Hoje em nossa sociedade pós-industrial, os conceitos acerca dos padrões estéticos são diversificados. A indústria e a mídia promovem os paradigmas que são digeridos pelas pessoas, tornando-as uniformizadas e sem criatividade. Atualmente a moda negra anda em alta, não por uma possível conscientização da sociedade, mas sim, graças a promoção de algumas personalidades negras ligadas à mídia que, com suas peculiaridades, instigam a indústria a produzirem adereços e produtos pessoais que passam a ser vistos como características tipicamente negra na contemporaneidade.


Durante muito tempo, a beleza negra foi algo pouco notado. Não que os negros(as) não tenham sido diversas vezes procurados como instrumentos sexuais devido seus traços estéticos fortes geralmente definidos como, nadegas avantajadas, bustos voluptuosos e lábios grossos além de uma testura de pele invejável. Porém, essas características, não eram aceitas como um padrão de beleza diferente pois a "europeização" do mundo divulgou aspectos físicos que entrava em desacordo com tais modelos, isso graças a errônea visão de superioridade do europeu que, no século XIX foi fomentada pelas teorias do Darwinismo Social de um INFELIZ chamado Herbert Spencer.
É difícil resistir ao balançar de uma bela mulata contagiada pelo samba. Possuem um carisma contagiante, seguido de curvas suaves que harmonizam seus passos tornando-as maravilhosamente únicas. Mas as negras não devem ser associadas apenas a atividades que levam em consideração apenas suas volupituosidades físicas, elas possuem um histórico de vida difícil desde a saída da África, passando pela separação de seus filhos e esposos, os abusos sofridos dentro das senzalas, até as humilhações sofridas em escolas e trabalhos nos dias de hoje.




Um dia perguntaram ao gênio brasileiro Oscar Niemeyer onde ele encontrava inspiração para a elaboração de suas curvas arquitetônicas, ele respondeu: "Você é louco ou nunca ouviu falar das mulatas brasileiras?"



Acima, foto da belíssima negra Leila Lopes, atual Miss Universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário